Sabemos que o atendimento jurídico está mudando. Podemos auxiliar nas decisões do seu negócio.

FALE COM O CONSULTOR

Notícias

Conheça o SPED e saiba como evitar multas por documentação fiscal irregular

categoria:

O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) é um programa governamental que agrupa vários projetos, criando um grande banco de dados fiscais e contábeis que armazena informações sobre as operações realizadas pelas empresas. Ele foi criado visando integrar as diversas autoridades tributárias, aprimorar e facilitar o controle exercido por essas autoridades no combate a fraudes (como sonegação, por exemplo) e também para simplificar as obrigações acessórias dos tributos. O projeto vem se desenvolvendo perante as diversas Administrações Tributárias Federal, Estadual e Municipal, cada uma com obrigações, prazos e rotinas distintas.

 

No estado de Minas Gerais, todos os contribuintes que não estiverem sob o regime de tributação do Simples Nacional estão obrigados a aderir ao SPED Fiscal a partir de 1º de janeiro de 2014. Cabe ressaltar que vários estabelecimentos já precisam aderir a Escrituração Fiscal Digital. A Secretaria de Fazenda de Minas Gerais liberou uma nova relação de estabelecimentos que deverão, a partir de 2013, enviar suas escriturações via SPED Fiscal. Para acessar tal relação de empresas, o contribuinte poderá acessar o site da fazenda de Minas Gerais no endereço www.fazenda.mg.gov.br

 

Os contribuintes que não apresentarem os dados referentes ao SPED poderão ser multados.  Existem multas também aplicáveis à apresentação de escrituração digital com informações inexatas, incompletas ou omissas.

 

Com o objetivo de esclarecer sobre o tema, o consultor do SEBRAE e sócio do escritório Rubens Andrade Advogados, Daniel Jannotti Lili irá ministrar o curso “SPED e NF-Eletrônica Aplicados à Micro e Pequena Empresa” na Associação Comercial e Industrial de Ubá (MG) abordando vários assuntos, tais como conceitos básicos de sistemas eletrônicos de informação para apoio à gestão empresarial (ERPs) e fundamentos dos sistemas de apoio à gestão empresarial. O curso tem o objetivo de mostrar como a adoção dos sistemas impacta a prática empresarial. Além disso, a apresentação também abordará uma visão Geral do SPED e os impactos na administração das empresas discutindo acerca de conceitos e aplicações da Certificação Digital e das ferramentas do SPED.

 

Serão dadas orientações para elaboração de uma checklist com visão para adequação da empresa e dicas para elaboração de um checklist prático sobre a situação da empresa, bem como orientações gerais para elaboração de um plano de adequação.

Saiba mais informações sobre o curso clicando aqui!

 

Por Daniel Jannotti Lili

Especialista em Direito Tributário

Notícias relacionadas:

Receita extingue entrega de Dacon para empresas do Lucro Real

03/02/14

A Receita Federal extinguiu a obrigatoriedade de entrega do Demonstrativo de Apuração de Contribui...

Sped social contra a sonegação

01/07/13

Em tempos de protestos contra as mais diversas mazelas do País, chama a atenção o surgimento de f...

Sped assegura ao fisco maior acesso às informações das empresas

22/04/13

Com desempenho considerado positivo e com sequentes recordes de arrecadação, a Receita Federal do ...

Fale com um consultor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *