Sabemos que o atendimento jurídico está mudando. Podemos auxiliar nas decisões do seu negócio.

FALE COM O CONSULTOR

Notícias

Cresce número de acidentes de trabalho em obras de Uberlândia

O número de acidentes de trabalho em Uberlândia cresceu segundo dados do Ministério do Trabalho. Só no ano passado foram 205 casos na construção civil e 60% dos acidentes envolvem pedreiros e serventes. O índice é quase 16 vezes maior do que o registrado em 2009, quando foram geradas 13 ocorrências.

 

Segundo o gerente regional do trabalho, Juracy Alves dos Reis, a fiscalização acontece todos os dias, mas poderia ser mais eficiente. Atualmente, a regional conta com apenas dois auditores para vistorias obras em Uberlândia e outras 23 cidades da região. Além disso, não há uma previsão de contratação de mais auditores para fiscalização e vistoria das obras.

 

No final do ano passado, o Ministério do Trabalho solicitou ao Ministério do Planejamento que fossem abertas 629 vagas para o cargo de auditor, no entanto até o momento foram disponibilizadas apenas 100 vagas para um concurso que ainda não tem edital aberto.

 

Construtores estão conscientes

 

Cátima Resende Faria de Moraes é auditora fiscal e afirma que, apesar dos números, os empregadores estão conscientes, “principalmente devido à fiscalização do Ministério do Trabalho.” Em um empreendimento visitado pela auditoria, foi possível verificar o uso dos equipamentos de segurança. Na entrada da obra uma placa orienta sobre as medidas de proteção, como capacete, roupas especiais e botinas. “Com o equipamento não estou em risco, se tiver algum perigo estou protegido”, disse o servente Pedro Jesus Oliveira.

 

Mas a segurança em uma construção vai além dos equipamentos de uso individual. Os vergalhões devem ficar tampados, é preciso ter bandeja e tela para impedir que restos de materiais caiam em quem passa pelo local. Mayra Andrade é técnica de segurança do trabalho e conta que o uso de equipamentos é incentivado em palestras com os funcionários da obra. “Os treinamentos são feitos no horário de trabalho e também aos sábado, em prol da conscientização e aplicação das novas normas. O que for surgindo nós passando para a segurança dos funcionários”, disse.

 

Fonte: G1 Minas

 

Saiba mais sobre assessoria e consultoria jurídica! A Rubens Andrade Advogados é um escritório de advocacia empresarial de Juiz de Fora (MG) e Belo Horizonte (MG) com profissionais especialistas em diversas áreas do direito. Agende uma visita conosco!

Notícias relacionadas:

Não incide IPI sobre serviço de montagem de elevadores

06/01/14

Para a Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a montagem de elevadores é um serviç...

Empresa não precisa depositar FGTS em caso de invalidez

16/07/13

A empresa não é obrigada a depositar o FGTS enquanto perdurar a aposentadoria por invalidez de um ...

TST confirma atividade de carpinteiro como de risco e mantém indenização por acidente

03/07/13

A Usina São Martinho S.A. terá de pagar indenização a um profissional que teve um olho perfurado...

Fale com um consultor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *