Sabemos que o atendimento jurídico está mudando. Podemos auxiliar nas decisões do seu negócio.

FALE COM O CONSULTOR

Notícias

Empresa não pode mudar horário para retaliar empregado

categoria:

A não concordância de um sindicato com a alteração da jornada de trabalho não dá à empresa o direito de abusar do poder de direção e alterar o horário de trabalho de seus empregados. Por entender que foi exatamente isso que a Companhia Siderúrgica Nacional fez, a Subseção I Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou Recurso de Revista da CSN. A empresa fora condenada pela 6ª Turma do TST a alterar o turno fixo de oito horas imposto aos empregados.

 

Relatora do caso na SDI-1, a ministra Maria de Assis Calsing afirmou que a adoção do regime de turno fixo ocorreu sem critério, prejudicando uns em detrimento de outros. A medida foi tomada após o fracasso das negociações, revelando o “caráter retaliativo da conduta patronal”, de acordo com a relatora. O voto dela foi acompanhado pelos ministros João Oreste Dalazen, Ives Gandra da Silva Martins Filho, Renato de Lacerda Paiva e João Batista Brito Pereira.

 

A 6ª Turma do TST apontou que a adoção do turno fixo até gera benefícios à saúde, pois desobriga o trabalhador da alternância de horários, algo próprio dos turnos de revezamento. No entanto, isso fica em segundo plano por conta da conduta da empresa, que abusou de seu poder para alterar o horário de trabalho em detrimento do sindicato, que rejeitou a jornada desejada pela CSN. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

 

Fonte: Consultor Jurídico

 

Saiba mais sobre assessoria e consultoria jurídica! A Rubens Andrade Advogados é um escritório de advocacia empresarial de Juiz de Fora (MG) e Belo Horizonte (MG) com profissionais especialistas em diversas áreas do direito. Agende uma visita conosco!

Notícias relacionadas:

Marco Civil da Internet e sua mudança para o mundo dos negócios

07/04/14

O Marco Civil da Internet (Projeto de Lei 2126/2011), que foi aprovado pela Câmara dos Deputados tr...

É nula alteração unilateral feita em contrato de trabalho

25/11/13

Empresa foi condenada a pagar diferenças salariais a um técnico em radiologia, com base no artigo ...

MG reduz ICMS dos segmentos de saúde e energia

05/08/13

A nova lei mineira que altera o Código Tributário do Estado reduz a carga tributária de Imposto s...

Fale com um consultor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *