Sabemos que o atendimento jurídico está mudando. Podemos auxiliar nas decisões do seu negócio.

FALE COM O CONSULTOR

Notícias

MG muda regras sobre NF-e de jornais e revistas

categoria:

O governo do Estado de Minas Gerais alterou a forma como as empresas que comercializam revistas, jornais ou outros periódicos devem emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). De acordo com a Constituição Federal, os produtos são beneficiados pela imunidade tributária.

 

As mudanças estão previstas no Decreto nº 46.326, que incluiu dois novos capítulos ao Regulamento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (RICMS) do Estado. A norma foi publicada, nesta quarta-feira, no Diário Oficial do Estado.

 

O decreto prevê que, nos casos de venda direta ao assinante, as editoras ou empresas jornalísticas emitam a NF-e apenas no momento da assinatura. Assim, não é necessário que as companhias emitam um documento fiscal para cada revista ou jornal entregue ao consumidor final.

 

Na NF-e deverão constar todas as remessas que serão feitas futuramente àquele destinatário, além da indicação de que o procedimento é necessário por conta dos novos artigos do RICMS.

 

Já nos casos em que a entrega é feita por meio de distribuidoras ou pelos Correios, a norma prevê que as companhias que realizam a entrega ao assinante emitam, até o último dia do mês, uma NF-e informando as operações realizadas no período. Nos casos em que a entrega é feita a bancas de jornais ou outros pontos de vendas e há a devolução de exemplares, o distribuidor deve emitir uma NF-e de entrada relativa a essas mercadorias.

 

As mudanças começam a valer hoje.  Porém, em relação à operações e prestações com jornais até 31 de dezembro.  Além disso, as obrigações das distribuidoras só entram em vigor em 31 de dezembro.

 

Fonte: Valor Econômico

Notícias relacionadas:

Rede de supermercados terá que pagar multa aplicada pelo Procon

20/03/14

A Companhia Brasileira de Distribuição (Extra Hipermercados) e a Novasoc Comercial Ltda., empresas...

Conceito de distribuidor hospitalar é ampliado

19/02/14

O Fisco mineiro promoveu alteração no RICMS-MG/2002 para ampliar o conceito de distribuidor hospit...

Segunda Turma afasta estado de Minas do polo passivo em ação sobre cobrança de ICMS

06/02/14

Foi negado provimento a recurso especial interposto pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em a...

Fale com um consultor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *