Sabemos que o atendimento jurídico está mudando. Podemos auxiliar nas decisões do seu negócio.

FALE COM O CONSULTOR

Notícias

Muda a fórmula do PIS e Cofins Importação

categoria:

Ficam excluídas da base de cálculo do PIS e da Cofins Importação, as alíquotas do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), do Imposto de Importação (II), do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e as alíquotas das próprias contribuições. A atualização foi instituída pela Instrução Normativa da Receita Federal nº 1.401, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

 

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu excluir o ICMS e as próprias contribuições da base de cálculo do PIS e da Cofins Importação. A disputa tributária de cerca de R$ 34 bilhões contra a União – referente ao período de 2006 a 2010 – se arrastava desde 2004. Segundo a Lei nº 10.865, de 2004, a base de cálculo dessas contribuições é o valor aduaneiro.

 

A nova IN traz a fórmula atualizada para os contribuintes e revoga a Instrução Normativa nº 572, de 2005, que estabeleceu a fórmula antiga.

 

Segundo o advogado Jorge Henrique Zaninetti, do Siqueira Castro Advogados, os maiores efeitos econômicos serão sentidos em relação às importações de mercadorias que não geram créditos como material de uso e consumo e para as empresas preponderantemente exportadoras. Isso porque as grandes empresas, que em geral pagam as contribuições pelo regime não-cumulativo, têm direito ao crédito do PIS e da Cofins Importação, de valor equivalente ao que foi pago no passado, para abater em operações futuras. Porém, a exportação é desonerada.

 

Fonte: Valor Econômico

Notícias relacionadas:

Desvinculação de receitas não gera direito a devolução de tributo a contribuinte

17/11/14

Foi negado provimento ao Recurso Extraordinário (RE) 566007, com repercussão geral, em que uma emp...

Comissão aprova isenção de PIS e Confins para importados em área de livre comércio

03/11/14

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia aprovou, proposta que ...

Projeto extingue prazo para compensação do ICMS

29/09/14

A Câmara analisa o Projeto de Lei Complementar 382/14 que extingue o prazo de cinco anos para a uti...

Fale com um consultor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *