Sabemos que o atendimento jurídico está mudando. Podemos auxiliar nas decisões do seu negócio.

FALE COM O CONSULTOR

Notícias

STF julgará se Fisco pode avisar de exclusão de Refis por internet

categoria:

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir, com efeito de repercussão geral, se o Fisco pode notificar empresa, por meio do Diário Oficial da União ou internet, sobre sua exclusão do programa de parcelamento de tributos federais Refis da Crise. A decisão, portanto, vai orientar os demais tribunais do país sobre como julgar a questão.

 

A validade da notificação foi questionada pela União. De acordo com os autos, a Corte Especial do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região declarou a inconstitucionalidade do artigo 1º da Resolução CG/Refis nº 20, de 2001, que dispõe sobre a forma de exclusão do contribuinte, sob o fundamento de violação do devido processo legal, do contraditório, da ampla defesa e de garantias estabelecidas na Constituição Federal.

 

A Resolução 20 teria suprimido a notificação prévia do contribuinte passando a dispor que a pessoa jurídica terá o prazo de 15 dias, desde a publicação do ato de exclusão, para se manifestar quanto aos respectivos motivos, manifestação esta sem efeito suspensivo.

 

A União sustenta que a decisão do TRF desacatou entendimento pacificado no Supremo no sentido de que a questão não é constitucional e que, portanto, eventuais divergências poderiam ser solucionadas pela aplicação da legislação infraconstitucional. Para o TRF, a divulgação pela internet ou por meio de diário oficial não encontra base na Constituição.

 

Segundo o site do STF, para o relator do recurso, ministro Dias Toffoli, a resolução inova na ordem jurídica, “uma vez que dispôs de forma primária sobre a exclusão do Refis, sem intermediação de lei”. Assim, por uanimidade, foi decidido que o Plenário da Corte avaliará a matéria com efeito de repercussão geral.

 

Fonte: Valor Econômico

Notícias relacionadas:

Benefício tributário precisa de aval do Executivo

21/04/14

A iniciativa das leis tributárias é ampla, cabendo, pois a qualquer membro do Legislativo e ao Che...

Reclamação discute prescrição de débito fiscal após adesão a programa de parcelamento

12/02/14

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) admitiu para processamento reclamação contra decisão da Ter...

Tribunal mantém condenação por sonegação de imposto de renda de contribuinte que apresentou falsas despesas médicas

03/02/14

O TRF da 1.ª Região confirmou condenação por sonegação fiscal imputada a contribuinte que omit...

Fale com um consultor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *