Sabemos que o atendimento jurídico está mudando. Podemos auxiliar nas decisões do seu negócio.

FALE COM O CONSULTOR

Notícias

Novas regras do ICMS em MG beneficiam empresas

categoria:

O governo de Minas Gerais fez algumas alterações de impacto econômico para as empresas mineiras no regulamento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Estado. Uma delas foi aumentar o prazo para o estorno (devolução) ao Fisco no caso de excesso de saldo credor do imposto.

 

Trimestralmente, o contribuinte detentor de crédito presumido, cumulado com outros tipos de créditos, deve promover o estorno desse excesso. É vedada a apropriação do que exceder ao valor do débito no respectivo período ou a sua transferência para os períodos subsequentes.

 

Antes, a Superintendência de Tributação mineira poderia estabelecer que o período de acerto não fosse trimestral, porém por prazo máximo de 12 meses. Agora, esse prazo poderá chegar a 24 meses.

 

Essa é uma das mudanças instituídas pelo Decreto nº 46.350, publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira.

 

Por meio do mesmo decreto, ficou estabelecido que o  contribuinte mineiro que adquire ferro gusa de outro Estado deve recolher a antecipação do ICMS (diferença entre a alíquota interestadual e a interna), apenas no caso de aquisição interestadual de gusa importado ou com conteúdo de importação superior a 40%. Esse pagamento deve ser feito no momento da entrada da mercadoria no território mineiro.

 

“Portanto, na compra de gusa nacional, em operação interestadual, não será mais exigido o recolhimento antecipado do ICMS em Minas”, afirma o advogado Marcelo Jabour, presidente da Lex Legis Consultoria Tributária.

 

O decreto ainda prorroga o prazo para estabelecimentos industriais, atacadistas  e produtores rurais poderem usar crédito acumulado de ICMS para adquirir caminhões, tratores, máquinas e equipamentos produzidos em Minas. O benefício, que se encerraria em 31 de dezembro deste ano, foi prorrogado para até 31 de dezembro de 2014.

 

Fonte: Valor Econômico

Notícias relacionadas:

Medidas Alternativas Fiscais para o enfrentamento da Crise do Coronavírus (Covid-19) – Prorrogação de tributos

09/04/20

Algumas medidas tributárias, como a prorrogação dos tributos, podem ser aliadas ao enfrentamento ...

Comissão aprova permissão para microempresa participar do mercado de capitais

24/11/14

A Comissão de Desenvolvimento Econômico Indústria e Comércio aprovou, no começo de novembro, pr...

Projeto extingue prazo para compensação do ICMS

29/09/14

A Câmara analisa o Projeto de Lei Complementar 382/14 que extingue o prazo de cinco anos para a uti...

Fale com um consultor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *